Reta final... 9º mês de gestação
Os últimos dias da gravidez parecem mais longos do que toda a gestação. A ansiedade com o parto e em ver a carinha do bebê é enorme!
Uma boa saída é concentrar-se nos preparativos finais. Estocar fraldas, fazer um plano de ação, dividi-lo com aqueles que estarão no momento do parto, como o futuro papai, pais, irmãos e amigos, e verificar a rota que será feita até a maternidade são boas medidas preventivas.
É normal o umbigo da mamãe se sobressair, como uma pequena protuberância.
A frequência urinária aumenta devido à posição do bebê que comprime a bexiga. Poderá haver um inchaço maior dos tornozelos e pés.
O líquido amniótico apresenta seu volume máximo e bebê se encaixa na bacia da mãe, em posição para o seu nascimento. O colo do útero ficará mais fino preparando-se para o parto em decorrência das contrações de Braxton Hicks. Um incômodo generoso poderá ser sentido devido ao peso e à pressão do feto. Exaustão, dores e dificuldade para dormir serão sintomas freqüentes. Muitos destes sintomas estão relacionados ao volume da barriga e o aumento de peso, mas a ansiedade pode ser outro fator que contribui bastante para tudo isso que a futura mamãe sente. A perda da tampão mucoso - uma secreção mucoide que reveste o colo uterino - pode sai na calcinha junto com laivos de sangue. É importante saber que isso é normal e é um dos primeiros sinais que anunciam o trabalho de parto. Após a perda do tampão
O espaço em que o bebê está fica cada vez menor, então chutes e socos vão desaparecendo e dão lugar a manobras que o bebê faz, muitas vezes deixando nítido o desalinhamento da barriga da mamãe.
Após a 36ª semana, é importante visitar o obstetra uma vez por semana para avaliação clínica, exame físico e orientações sobre trabalho de parto e possíveis doenças que podem acontecer na reta final da gestação como aumento da pressão (pré-eclampsia)
Você já está em trabalho de parto se suas contrações:
- São regulares ou têm intervalos de tempo iguais, como por exemplo, a cada 5 minutos.
- Têm duração de 30 a 70 segundos.
- Perda de líquido ou sangramento via vaginal.
Por Carolina Leal