Linha Nigra e Cloasma Gravídico – as manchas da gestação
Com a gravidez, os hormônios sofrem uma série de alterações e são responsáveis por todas as mudanças que acontecem no corpo da mulher. Uma das diversas mudanças é o surgimento de manchas no rosto da gestante.
Os chamados cloasmas gravídicos, na maioria dos casos, são normais aparecerem durante a gravidez e sumirem algum tempo depois que o bebê nasceu. Em raros casos pode se tornar permanente, mas existem tratamentos de pele que levam a ser como antes da gestação
.
As manchas podem aparecer perto do lábio superior, testa, nariz e bochecha. São resultado de um aumento da produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele. Algumas mulheres chegam a ter os cloasmas. Outras não. Alguns fatores que influenciam também no surgimento das manchas são o uso de medicamentos durante a gestação, fatores hereditários e principalmente se não houver proteção adequada durante a exposição de raios solares e luzes artificiais. Usar protetor solar e chapéu são maneiras de evitar o agravamento das manchas.
Algumas pesquisas apontam que a deficiência de ácido fólico também pode contribuir para o surgimento das manchas. Então se consultar com um médico e fazer um acompanhamento nutricional auxiliam em muito a evitar uma pigmentação mais forte das manchas.
Outra mudança no corpo da gestante é o surgimento da chamada “linha negra” ou “linha púrpura”. Ela pode começar a surgir a partir da 14ª semana de gestação. É uma linha vertical que fica ao meio da barriga e dá a impressão de dividi-la ao meio. Ela aparece em toda extensão abdominal em razão da pigmentação que acontece nesta região da pele na área em que o músculo abdominal se distende para encaixar o bebê. Desaparece algumas semanas depois do nascimento do bebê. A “linha nigra” pode ter até um centímetro de largura e varia na intensidade da cor de acordo com o tipo de pele de cada gestante. Nas peles mais escuras, ela tende a desaparecer um pouco mais devagar.
Em algum momento da gravidez a mulher irá ter alguma “marquinha” que a identifique como gestante! Pode ser tanto os cloasmas quanto a linha nigra.
Além destas marcas, outras áreas do corpo podem ficar mais pigmentadas (escuras), como os mamilos, axilas, pintas e sardas.
Cuidar da pele neste período ajuda em muito um pós-parto sem sequelas e necessidade de um tratamento posterior.
Por Carolina Leal